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  1. Qual o valor da taxa de inscrição?

    A taxa de inscrição do Concurso Vestibular será de é de R$ 70,00 (setenta reais).

  2. É possível fazer o pagamento da taxa de inscrição por meio de depósito bancário?

    O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito através do boleto bancário até o dia 07 de novembro de 2012, último dia previsto para inscrição. Esse pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária do Território Nacional, observado o horário de atendimento externo das agências, ou em postos de auto-atendimento e pela internet observado o horário estabelecido pelo banco para quitação.

  3. Posso efetuar o pagamento da taxa de inscrição através de cheque?

    O candidato poderá efetuar o pagamento da taxa de inscrição através de cheque nominal a ACAFE, porém somente terá sua inscrição efetivada após a compensação deste.

    Não serão aceitas inscrições pagas por depósito em caixa eletrônico, via postal, fac-símile (fax), transferência ou depósito em conta corrente, ordem de pagamento, condicionais e/ou extemporâneas ou por qualquer outra via que não a especificada neste Edital.

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  4. Posso fazer duas inscrições?

    Não. Ao candidato só será permitida uma inscrição. O candidato deve escolher apenas um curso oferecido por uma das 13 instituições participantes do Vestibular ACAFE VERÃO 2013.

  5. O que acontece se eu fizer duas inscrições?

    Caso o candidato efetue mais de uma inscrição, será considerada válida a de maior número.

  6. Outra pessoa pode fazer a inscrição pelo candidato?

    Sim. O representante legal do candidato poderá realizar a inscrição pela internet, não precisando de procuração para representá-lo, desde que possua todos os dados do candidato (Nome, RG, CPF, Endereço completo, etc).

  7. Posso solicitar devolução da taxa de inscrição caso desejar ou necessitar por motivos de força maior, não participar mais do concurso?

    O candidato, após efetuar o pagamento da taxa de inscrição, não poderá, sob qualquer pretexto, pleitear a devolução da importância recolhida, salvo se a oferta do curso for cancelada, conforme previsto no item 2.1 do Edital.

  8. Até que dia posso realizar a inscrição pela Internet?

    A inscrição deverá ser realizada pelo site www.acafe.org.br no link INSCRIÇÃO ON LINE, no período entre as 10h do dia 08 de outubro e às 17h do dia 07 de novembro de 2012.

  9. Existe isenção de taxa de inscrição?

    Não há isenção de taxa de inscrição.

  10. Errei ao fazer minha inscrição via Internet. Como proceder para correção dos dados?

    Antes de ser efetuado o pagamento da taxa de inscrição o candidato poderá cancelar a inscrição no link disponível na página.
    Após o pagamento da taxa de inscrição o candidato poderá enviar fax para o telefone (48) 3224-8424 solicitando a correção devendo informar seu número de inscrição e a alteração a ser feita. Datar e assinar o documento.

    O prazo para este tipo de correção encerra-se no último dia da inscrição.

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  11. Não consigo imprimir o Requerimento de Inscrição e o Boleto Bancário. O que devo fazer?

    O candidato deverá seguir as orientações disponíveis no link BOLETO BANCÁRIO.

    Orientações para a Impressão do Boleto Bancário
    1. Configurações para o Internet Explorer (versão 5 ou superior)
    Vá até o menu Arquivo e clique em Configurar Página. Verifique se o tamanho do papel está definido como A4. Caso não esteja, altere. Em seguida, retire todas as informações dos campos Cabeçalho e Rodapé e selecione a Orientação do Papel para Retrato. Finalizando, altere todas as margens para 10 mm e pressione o botão OK. Pronto, o requerimento já pode ser impresso.

    2. Configurações para o Netscape Navigator (versão 4.7 ou superior)
    Vá até o menu Arquivo e clique em Configurar Página. Em Opções da Página deixe somente a primeira opção selecionada. Após, mude todas as margens para 1 cm. finalizando, retire a seleção de todas as opções dos campos Cabeçalho e Rodapé e pressione o botão OK. Pronto, o requerimento já pode ser impresso (folha tamanho A4)

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  12. Posso imprimir novamente o Boleto Bancário?

    Sim. No link da inscrição o candidato deverá acessar o link Buscar Requerimento e Boleto Bancário para imprimir novamente.

  13. Até que dia posso pagar o Boleto Bancário?

    O candidato deverá providenciar o pagamento da taxa de inscrição usando o boleto bancário, até o dia 07 de novembro de 2012, último dia previsto para inscrição. Esse pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária do Território Nacional, observado o horário de atendimento externo das agências, ou em postos de auto-atendimento e pela internet observado o horário estabelecido pelo banco para quitação.

    A inscrição será validada após o pagamento do boleto bancário. O candidato que não efetuar o pagamento do boleto bancário até 07 de novembro de 2012 terá automaticamente a sua inscrição cancelada. Pagamentos agendados e não efetuados até 07 de novembro de 2012 e pagamentos realizados após essa data não serão considerados como realizados, em hipótese alguma, implicando na não efetivação da inscrição.

    Não serão aceitas inscrições pagas por depósito em caixa eletrônico, via postal, fac-símile (fax), transferência ou depósito em conta corrente, ordem de pagamento, condicionais e/ou extemporâneas ou por qualquer outra via que não a especificada neste Edital.

  14. Como posso confirmar o pagamento da minha inscrição?

    O candidato deverá confirmar a validação da sua inscrição pela Internet pelo site www.acafe.org.br, até três dias após o pagamento da taxa de inscrição.

  15. O formulário de inscrição não carrega completamente. O que fazer?

    Provavelmente está ocorrendo congestionamento na rede. Aguarde um tempo, ou clique no botão "Atualizar" (Reload) ou tente novamente em outro horário.

  16. Meu computador travou durante o processo de inscrição? O que fazer?

    Deverá ser feita uma nova inscrição repetindo todo o processo.

  17. O que fazer quando as imagens do Requerimento de Inscrição e o Boleto Bancário não são exibidas na tela?

    No seu browser (navegador) clique no botão "Atualizar" (Reload). Se o problema continuar, reinicie seu computador ou tablet, e faça o processo novamente.

  18. Perdi o Boleto Bancário e o Requerimento de inscrição antes do pagamento. O que fazer?

    No link da inscrição você deverá acessar o link Buscar Requerimento e Boleto Bancário, localizando a inscrição pelo seu CPF. Se você esqueceu a sua senha clique no link enviar senha por e-mail.

  19. Perdi o Boleto Bancário e o Requerimento de inscrição após pagamento. O que fazer?

    Você deverá acessar o link confirmar pagamento da inscrição. Se o pagamento estiver confirmado você poderá fazer uma segunda via do Requerimento de Inscrição pela página do Vestibular. Se o pagamento não estiver confirmado você deverá efetuar nova inscrição para poder participar do Concurso Vestibular.

  20. Ao imprimir o Requerimento de Inscrição e o Boleto Bancário ele ocupa mais de uma folha? O que fazer?

    Para impressão deverá ser usando papel A4 (21cm x 29,7 cm), conforme sugerido. Configure as margens para 1 cm, e retire todas as opções dos campos Cabeçalho e Rodapé.

  21. O código de barra não aparece no Boleto Bancário? O que fazer?

    Esse é um problema que ocorre em algumas versões do Netcape® Navigator.
    Para tentar resolve-lo clique no botão "Atualizar" (Reload).


    Se o problema persistir você pode efetuar uma nova inscrição usando outro browser (navegador) ou então imprimir o Boleto assim mesmo e efetuar o pagamento utilizando a representação numérica do código de barras.

  22. Posso realizar a prova em qualquer cidade?

    O candidato deverá indicar no requerimento de inscrição a sua escolha por uma cidade entre as abaixo relacionadas, para realizar as provas:


    Locais de Prova
    No estado de Santa Catarina
    Araranguá Lages
    Blumenau Mafra
    Brusque Palhoça
    Canoinhas Orleans
    Caçador Rio do Sul
    Chapeço São Bento do Sul
    Concórdia São Francisco do Sul
    Curitibanos São Miguel do Oeste
    Criciúma São Lourenço do Oeste
    Florianópolis Tubarão
    Itajaí Videira
    Joaçaba Xanxerê
    Joinville Xaxim
     
    Em outros estados
    Curitiba - PR
    Porto Alegre - RS
  23. Como posso fazer a correção de dados?

    O candidato poderá retificar os dados pessoais de sua inscrição (nome, documento de identidade e data de nascimento), constante da confirmação do local de prova e/ou do cartão resposta, no dia da prova, em formulário próprio, na Coordenação Local.
    Em caso de mudança de endereço após a inscrição é responsabilidade do candidato, comunicar à Comissão Técnica Vestibular ACAFE, por escrito.


    Fax: (48) 3224-8424

    E-mail: vestiba@acafe.org.br

  24. Posso fazer alteração das opções escolhidas?

    Após a efetivação da inscrição, não será aceito pedido de mudança de opção de curso, turno de estudos, instituição, cidade para realização da prova ou língua estrangeira.

  25. Como fico sabendo do local de realização das provas?

    É responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal confirmar o local de realização da prova a partir do dia 19 de novembro de 2012, até o dia anterior ao dia de aplicação da prova, por um dos seguintes locais:

    Pela Internet, no site: www.acafe.org.br

    Pela Central de Atendimento ACAFE: pelo telefone (48) 3224-8860, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

    Na sede da ACAFE, em Florianópolis:
    Rua Presidente Coutinho, 311 - Centro Comercial Saint James - 1º andar - Centro -Florianópolis – SC.

    Nas sedes das Universidades:
    relação de endereços das universidades através do site www.acafe.org.br

  26. O que devo fazer se não encontrar meu nome na confirmação de inscrição?

    Caso o nome não conste da listagem oficial o candidato deverá encaminhar fax para (48) 32248424, com requerimento solicitando a regularização da inscrição, devendo anexar cópia do Cartão de Inscrição devidamente autenticado pela rede bancária, ou de documento de arrecadação que comprove o pagamento da taxa de inscrição. Nesse requerimento deverá ser informado, obrigatoriamente, número de telefone e endereço eletrônico para contato.


    A Comissão Técnica Vestibular ACAFE irá verificar a regularidade da inscrição, e se esta for comprovada, procederá à inclusão do candidato, comunicando-lhe via telefone e pelo endereço eletrônico.


    A confirmação do local de realização da prova deverá ser feita até o dia anterior ao dia de aplicação da prova, obedecendo ao horário limite das 17h30min.

  27. Como devo proceder para obter prova especial?

    O candidato portador de necessidades especiais que necessitar de prova especial ou que necessitar de tratamento diferenciado para realizar a prova deverá requerê-lo até o dia 09 de novembro de 2012, à Comissão Técnica Vestibular ACAFE, por escrito, comprovando com laudo médico, sua necessidade.
    O candidato com deficiência que necessitar de tempo adicional para realização das provas, deverá também encaminhar solicitação por escrito até o dia 09 de novembro de 2012, com justificativa acompanhada de laudo emitido por dois especialistas da área de sua deficiência.
    O candidato portador de deficiência visual que requerer a prova em braile deverá transcrever as respostas das questões da prova objetiva em braile, devendo levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção, podendo utilizar-se de soroban.
    O candidato que solicitar prova especial ampliada deverá indicar o tamanho da fonte de sua prova ampliada, entre 24, 26 ou 28. Não havendo indicação do tamanho de fonte, o candidato receberá todo material de prova (caderno de prova, cartão resposta personalizado e folha de redação personalizada), ampliado com fonte Arial, tamanho 26.
    O candidato usuário de aparelho auricular deverá comprovar sua necessidade, no dia da prova, através de laudo médico, para poder fazer uso do aparelho auditivo.
    O candidato com deficiência que não atender as normas acima estabelecidas, não terá o atendimento e/ou condição especial para a realização da prova, não podendo impetrar recurso em favor de sua condição.
    O laudo médico apresentado pelo candidato terá validade somente para este Concurso Público e não será devolvido.
    O atendimento às condições solicitadas por candidato com deficiência ficará sujeito à análise da legalidade, viabilidade e razoabilidade do pedido.

  28. Como devo proceder para obter atendimento especial?

    O candidato sem deficiência que necessitar de condição especial para realização da prova deverá requerer, por escrito, à Coordenação Local da cidade em que realizará a prova até o dia 09 de novembro de 2012, no qual declarará a causa da solicitação e informará os recursos especiais necessários à realização da prova.
    O candidato que não o fizer até o dia 09 de novembro de 2012, seja qual for o motivo alegado, não terá atendida a condição especial requerida.
    O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise da legalidade, viabilidade e razoabilidade do pedido.
    A candidata lactante que necessitar amamentar durante a realização da prova poderá fazê-lo em sala reservada para tanto, desde que o requeira, observando os procedimentos constantes do item anterior, para adoção das providências necessárias.
    A criança deverá permanecer no ambiente reservado para amamentação, acompanhada de adulto responsável por sua guarda (familiar ou terceiro formalmente indicado pela candidata).
    Nos horários previstos para amamentação, a candidata lactante poderá ausentar-se temporariamente da sala de prova, acompanhada de uma fiscal.
    Na sala reservada para amamentação ficará somente a candidata lactante, a criança e uma fiscal, sendo vedada a permanência de babás ou quaisquer outras pessoas que tenham grau de parentesco ou de amizade com a candidata.
    Não haverá compensação do tempo de amamentação em favor da candidata.

  29. Como devo proceder para obter atendimento em hospital no dia da prova?

    O candidato que, por impedimento grave de saúde verificado às vésperas do dia de realização da prova, tiver que realizá-las em hospital deverá requerer, por escrito, à Coordenação Local da cidade escolhida para realização da prova, através de seu representante legal, com no mínimo meia hora de antecedência do início da prova, sob pena de não ser atendido. O Documento de Identidade do candidato juntamente com atestado médico que comprove sua enfermidade deverá, obrigatoriamente, ser apresentado ao Coordenador Local.

    Não será realizado atendimento domiciliar, em nenhuma hipótese.

  30. Qual a data e horário da prova?

    A prova, com duração de 5 (cinco) horas, será realizada no dia 25 de novembro de 2012, com início às 13 horas e término às 18 horas.
    A Comissão Técnica Vestibular ACAFE se reserva o direito de transferir a data de aplicação da prova, por motivos fortuitos ou de força maior.
    A realização da prova na data prevista dependerá da disponibilidade de locais adequados à sua realização.

    Havendo alteração da data prevista, a prova poderá ocorrer em sábados, domingos ou feriados nacionais.

  31. O que estudar para o Vestibular?

    As questões objetivas e a redação destinam-se a avaliar as competências e habilidades contidas na Matriz de Competências (Programa das Disciplinas) especificadas no ANEXO II deste Edital.

  32. Como obter provas dos vestibulares anteriores?

    Na página do Vestibular acessando o link Provas Anteriores.

  33. Como será a prova do Concurso Vestibular Acafe?

    A PROVA será composta por 1 (uma) redação e 60 (sessenta) questões objetivas, no formato de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas de resposta, de “a” a “d”, das quais somente 1 (uma) deverá ser assinalada como correta.

    As questões objetivas da PROVA serão assim distribuídas quanto ao conteúdo
    .
    As questões objetivas da PROVA serão assim distribuídas quanto ao conteúdo:
    Disciplina Nº de Questões
    Total 60
    Língua Portuguesa 10
    Literatura 04
    Língua Estrangeira 04
    Matemática 07
    Física 07
    Química 07
    Biologia 07
    História 07
    Geografia 07
  34. Quais os documentos exigidos para realizar a prova?

    Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação do candidato com clareza.


    Para fins de acesso à sala de realização da prova somente será aceito como Documento de Identidade Oficial, o original e/ou fotocópia autenticada da carteira e/ou cédula de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pelo Ministério das Relações Exteriores; Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo com foto); Cédula de Identidade fornecida por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por Lei Federal, valem como documento de identidade OAB, CORECON, CRA, CREA, etc); Passaporte e Carteira de Trabalho.


    Não serão aceitos, por serem documentos destinados a outros fins: Boletim de Ocorrência Policial; Protocolo de segunda via; Certidão de Nascimento; Título Eleitoral; Carteira Nacional de Habilitação (emitida antes da Lei n.º 9.503/97); Carteira de Estudante; Crachás e Identidade Funcional de natureza pública ou privada.

  35. Qual o horário de fechamento dos portões no dia de realização da prova?

    Os portões dos prédios onde será realizada a prova do Concurso Vestibular serão fechados, impreterivelmente, no horário marcado para o início da prova. Recomenda-se ao candidato chegar ao local da prova com antecedência de 30 (trinta) minutos do horário estabelecido.


    O candidato que chegar ao local de prova após o fechamento dos portões terá sua entrada vedada e será automaticamente eliminado do concurso. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.


    A Comissão Técnica Vestibular ACAFE se reserva o direito de atrasar o horário de início da prova, previsto no item 6.1 deste Edital, por motivos fortuitos ou de força maior.

  36. Que material eu devo levar no dia de realização da prova?

    Para realização da prova, somente será permitido ao candidato o uso de caneta esferográfica, com tinta azul ou preta, lápis ou lapiseira e borracha, exceto nos casos previstos no item 7 deste Edital.


    O candidato que, durante a realização da prova, for encontrado de posse, mesmo que desligado, de qualquer tipo de relógio, telefone celular, pager, beep, calculadora, controle remoto, alarme de carro ou quaisquer outros componentes ou equipamentos eletrônicos, em funcionamento ou não, terá sua prova anulada e, com isso, será automaticamente eliminado do concurso. Também não será permitido a nenhum candidato, o porte de qualquer arma. Para a devida verificação desses casos serão utilizados detectores de metais.


    Durante a realização das provas será vedado, também, o uso de bonés, chapéus e similares, livros, revistas, apostilas, resumos, dicionários, cadernos, etc.


    Não haverá funcionamento de guarda-volumes nos locais de realização da prova e a ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais, bem como as Instituições de Educação Superior participantes, não se responsabilizam por perda ou extravio de objetos e documentos durante o concurso, nem por danos neles causados.

  37. Qual a data de divulgação dos gabaritos?

    O gabarito preliminar da prova será divulgado no dia 26 de novembro de 2012, às 10 horas, pela Internet no site www.acafe.org.br ou na sede da Instituição em que o candidato realizou a prova.
    As questões da prova estarão à disposição dos interessados às 10 horas do dia 26 de novembro de 2012, pela Internet no site www.acafe.org.br.
    Não serão disponibilizados os cadernos de prova utilizados pelos candidatos.

  38. Qual a data do resultado?

    A relação dos candidatos classificados conforme o número de vagas especificadas no Quadro de Cursos e Vagas será divulgado até o dia 07 de dezembro de 2012, na sede da ACAFE e das Instituições de Educação Superior participantes, pela Internet no site: www.acafe.org.br

    O candidato não classificado poderá obter a sua classificação no curso através do Boletim de Desempenho que estará disponível no dia da divulgação do resultado pelo site www.acafe.org.br


  39. Pode haver pedido de revisão de prova?

    O candidato que tiver qualquer discordância em relação às questões da prova ou ao gabarito preliminar divulgado, poderá interpor recurso até às 18 (dezoito horas) do dia 27 de novembro de 2012.
    Para recorrer, o candidato deverá utilizar o sistema eletrônico de interposição de recurso, por meio do endereço eletrônico http://www.acafe.org.br, seguindo as orientações da página.
    Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem. Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.
    Todos os recursos regulares serão analisados e os pareceres serão divulgados no endereço eletrônico www.acafe.org.br, quando da divulgação do gabarito oficial definitivo. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.
    Não será aceito recurso via postal, via fax, via e-mail ou, ainda, fora do prazo.
    Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso de gabarito oficial definitivo.
    Na hipótese de anulação de questão, a mesma será considerada como respondida corretamente por todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
    Caberá à Comissão Técnica Vestibular ACAFE, mediante recomendação da Banca Elaboradora, anular questões da prova, quando for o caso.

    Nos termos do presente Edital, em virtude da natureza do concurso, em nenhuma hipótese serão concedidas vistas, cópias, revisão ou nova correção da prova.


  40. Como será corrigida a redação?
    Toda redação será avaliada duas vezes por professor diferente, sendo atribuída nota de 0,0 (zero vírgula zero) a 10,0 (dez vírgula zero), de forma individual e sigilosa, ou seja, de tal modo que um avaliador não tenha conhecimento da nota atribuída pelo outro.
    A nota da redação será igual à média aritmética das notas dos dois professores avaliadores.
    Quando as notas atribuídas pelos dois avaliadores apresentar uma diferença de três ou mais pontos entre a nota atribuída pelo primeiro avaliador e o segundo, será realizada uma terceira avaliação por professor avaliador diferente. Neste caso, a nota da redação será a média aritmética das duas notas mais próxima.

    A avaliação da Redação será considerada nos planos do conteúdo e da expressão escrita, quanto à (ao):
    a) adequação ao tema proposto;
    b) modalidade escrita na variedade padrão;
    c) vocabulário;
    d) coerência e coesão;
    e) nível de informação e de argumentação.

    Somente serão avaliadas as redações transcritas para folha de redação personalizada conforme especificações contidas no item 8.5. As redações escritas a lápis e as redações escritas na folha de rascunho não serão consideradas.
    A redação deve ser resultado da produção e criatividade do candidato.

    Será atribuída nota zero à redação:
    a) com fuga total do tema;
    b) resultante de plágio;
    c) escrita em versos;
    d) com identificação do nome, assinatura, ou apelido do candidato.
    e) que não apresentar, no mínimo, 20 linhas;
    f) que fugir às orientações dadas no caderno de prova.

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  41. Como são corrigidos os cartões resposta?

    No cartão resposta não será computada a questão que não corresponder ao gabarito oficial, à questão em branco, a questão com mais de uma alternativa assinalada, a questão rasurada ou preenchida fora das especificações do cartão resposta.


    Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou à assinatura, pois qualquer marca poderá ser lida pelas leitoras óticas, prejudicando o desempenho do candidato.

  42. Como é feita a classificação dos candidatos?

    A classificação dos candidatos no curso é feita pela fórmula dos escores transformados que será o somatório dos escores transformados das disciplinas, incluída a redação.

  43. Quais os critérios de desempate?

    Na apuração do resultado final, ocorrendo empate na última colocação, prevalecerá para efeito de classificação o escore transformado da Redação. Persistindo o empate serão considerados, sucessivamente, os escores transformados obtidos nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, História, Geografia, Física, Língua Estrangeira e Literatura, sucessivamente.

  44. Qual a data para matrícula?

    As Instituições de Educação Superior divulgarão em seus respectivos sites os editais de matrícula, em todas as chamadas.

    É responsabilidade do candidato, informar-se sobre os prazos fixados para matrícula, a partir da data de divulgação do resultado do concurso.

    A matrícula será realizada na Instituição de Educação Superior que oferece o curso de opção do candidato, de acordo com o edital por ela divulgado e conforme as normas internas.

    As Instituições de Educação Superior não aceitam matrícula condicional.

  45. Quais os documentos a serem apresentados na matrícula?
    Para matrícula é obrigatória a apresentação do original e de uma fotocópia da documentação a seguir especificada:
    1. Diploma ou certificado de conclusão do ensino médio; ou diploma de conclusão do curso superior, devidamente registrado (Inciso II do Art. 44, da LDB n° 9.394, de 1996);
    2. Histórico escolar do ensino médio ou histórico escolar do ensino superior;
    3. Cédula de Identidade;
    4. Registro Nacional de Estrangeiro e Visto de permanência no país, para candidatos estrangeiros.
    5. Certidão de nascimento ou casamento;
    6. CPF próprio;
    7. Título de Eleitor (opcional a partir dos 16 anos e obrigatório a partir dos 18 anos);
    8. Quitação com Serviço Militar, obrigatório para estudantes do sexo masculino a partir dos 18 anos;
    9. Duas fotografias 3 x 4 recentes;
    10. Comprovante de residência (água, luz, telefone);
    11. Comprovante de pagamento da taxa de matrícula (1ª parcela da semestralidade);
    12. Comprovante do Atestado de Vacina contra rubéola, para mulheres de 12 a 40 anos (Lei nº 10.196 de 24/07/96);

    No ato da matrícula o candidato menor de 18 (dezoito) anos deverá estar acompanhado pelo responsável legal, para assinar o contrato na qualidade de responsável financeiro, salvo se o mesmo for emancipado, momento em que deverá comprovar através de cópia autenticada da Escritura de Emancipação. O responsável legal deverá apresentar fotocópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, carteira de identidade e CPF.

Dúvidas? Saiba mais:
Contato: vestiba@acafe.org.br
Central de Atendimento:(48) 3224-8860 Disque 4